Nossos artigos

David Mathis

A Tua Alegria Repousa na Justiça de Jesus

Artigo de David Mathis.
E se acreditasses que Deus está, de facto, 100% a teu favor? Que ele, além de te aceitar, aceita-te completamente, por causa da pessoa perfeita e da obra do Seu Filho? Que os teus melhores sucessos não te podem fazer ganhar maior acesso, ou que os teus piores fracassos não o podem tirar? Se – realmente – acreditasses, isso poderia mudar tudo no que diz respeito à forma como procuras a alegria na tua vida.

Leia mais
Mark Jones

Deus Convida-te para a Sua Felicidade

Artigo de Mark Jones.
De todos os atributos infinitamente gloriosos de Deus, talvez a sua felicidade devesse causar-nos a maior inveja. Em Deus há a perfeita união de todas as coisas boas. Ele tem em si mesmo a plenitude, o deleite e alegria eternamente infinitos – de tal forma que nunca seremos capazes de apreciar plenamente o que a sua alegria significa para ele.

Leia mais
David Mathis

A Alegria não é opcional
Por que é que Deus se preocupa com a tua felicidade

Artigo de David Mathis.
Não é que haja apenas alegria, mas a questão é que, nas nossas perdas mais dolorosas e nos maiores sofrimentos, descobrimos quão profundos são os reservatórios da alegria cristã. Só aqui, em dificuldade e trevas, saboreamos a essência de tal alegria – que não é fina, frívola e vazia, mas espessa, substantiva e cheia.

Leia mais
John Piper

O Amor é a Abundância da Alegria em Deus

Artigo por John Piper

Mais claramente do que qualquer outro escritor na Bíblia, o apóstolo Paulo revelou-me a verdade de que Deus é mais glorificado em mim quando eu estou mais satisfeito nele. Foi emocionante descobrir que glorificar Deus e satisfazer a minha alma não são opostos.

Mas há um segundo capítulo da história que torna a minha gratidão a Paulo ainda mais doce. Devo-lhe, mais do que a qualquer outro, outra descoberta crucial, daquelas que mudam a vida. A primeira descoberta foi como resolver a tensão entre o desejo de glorificar Deus e o desejo de ser feliz. A segunda descoberta foi como resolver a tensão entre o desejo de ser feliz em Deus e o desejo de amar outras pessoas.

Leia mais

Coronavírus e Cristo

1 de janeiro de 2020, alegou-se que um novo coronavírus (Sars-Cov-2) havia feito sua sua primeira vítima na província de Wuhan, na China. Em 11

Leia mais
tiago cavaco

O Melhor Sucesso Chama-se Sabedoria.

Por Tiago Cavaco.

Na Série de Mensagens: Sabes. Um Estudo Sobre o Discernimento.

O sermão pregado em 1 Reis 3:11-13, chama-se “O melhor sucesso chama-se sabedoria”. A prova que não somos assim tão sábios é que vivemos mais obcecados do que gostaríamos de admitir por termos uma vida longa, dinheiro e sucesso sobre os outros. Enquanto Cristo não for quem nos salva, teremos pouca liberdade do peso imenso de vivermos para estas glórias tão passageiras.

Leia mais
Joel Bueche Lopes

Mais Junto do Próximo, Mais Junto de Cristo.

Por Joel Bueche Lopes.
A forma como socorremos os outros diz-nos se já fomos socorridos por Cristo. O amor vivido na Trindade é tanto que transbordou em nossa direção, e a evidência que esse amor foi derramado em nós é que sendo ele de tal forma abundante, começaremos a amar as pessoas necessitadas da nossa igreja mas não ficaremos por aí, explodiremos em amor que vai além da igreja, em direção aos que estão no coração de Deus: as viúvas, órfãos, estrangeiros, pobres e aflitos.

Leia mais
tiago cavaco

Sabes. Um Estudo Sobre Discernimento.

Série na Igreja da Lapa.

Nesta série de mensagens os pregadores na Igreja da Lapa observam como somos melhores a inundar os outros nas nossas opiniões do que a esvaziar-nos das nossas certezas precoces e realmente compreender a realidade à nossa volta. O exemplo bíblico de Salomão é extraordinário: ele não tem vergonha de assumir a sua imaturidade diante de Deus e pedir-lhe um “coração que ouve”. Sabedoria é isto. Sabes?

Leia mais
Diego Lopes

A União Mística Com Cristo

Por Diego Lopes.

A União Mística Com Cristo é uma das doutrinas mais importantes para o entendimento da vidã cristã, mas infelizmente, é pouco estudada e ensinada. Ela perpassa toda nossa salvação, desde a eternidade até a glorificação. Por isso é um engajamento contínuo com a única realidade relacional que molda todas as outras  a partir de Deus e o homem. Queres conhecer esse mistério? Queres entender como esse mistério nos ajuda na luta diária contra o pecado? Queres entender como essa União Mística com Cristo nos revela toda a realidade?

Leia mais
Joel Bueche Lopes

No Jardim do Fracasso Jesus é Por Nós.

Por Joel Bueche Lopes.

As quedas existem, temos de chorá-las, nos arrepender delas, mas é isso, a seguir é levantar, devemos tomar resoluções, cairemos novamente, não te iludas, sê realista. Estamos em processos lentos de transformação, frustrações, decepções, fracassos serão muitos, mas todos eles caíram em Jesus e nEle tu podes te erguer sempre.

Leia mais
tiago cavaco

Transformar Lágrimas em Alegria

Por Tiago Cavaco.

Este sermão no Salmo 126, chama-se “Transformar Lágrimas em Alegria”. De uma maneira ou de outra, todos desejamos que o sofrimento pudesse ser trocado imediatamente pela felicidade. Mas a Bíblia inspira-nos a não enquadrarmos em questão em termos de troca mas de transformação. Jesus, que celebramos agora na caminhada para o Natal, é a aceitação em carne e osso de que as lágrimas podem semear a alegria.

Leia mais
Tiago Oliveira

Coisas que os Anjos Desejam Bem Atentar

Por Tiago Oliveira
A imagem dada pelo apóstolo Pedro revela-nos os anjos nos céus a olharem para o que passa na terra. Imagine-se, seres espirituais perfeitos debruçados nas regiões celestes com atenta curiosidade para aquilo que se passa na terra. Que ‘coisas’ são estas que despertam a curiosidade dos próprios anjos? O que pode levar estes seres celestiais perfeitos a atentar com admiração para o que se passa no planeta terra? Que outro interesse pode despertar a atenção de seres cuja função é o de servir e adorar o próprio Deus?

Leia mais

Um Guia Para o Culto em Família

Por Joel Bueche Lopes.
Desenvolvi este material para ajudar as famílias a fazerem o seu culto em casa. O que aqui encontrarão é uma estrutura com os pontos que considero elementares para o culto doméstico e sugestões práticas que poderão servir de ponto de partida para adaptações à realidade de cada família. No final encontrarão a estrutura com os pontos essenciais que podem imprimir para terem por perto sempre.

Leia mais
tiago cavaco

Compreender Cultos no Covid

Por Tiago Cavaco.
É compreensível que para pouparmos palavras nos tenhamos habituado durante a pandemia a falar em celebrações religiosas/missas/serviços de culto online. O problema é que se abdicarmos de algum o rigor com os termos acabamos, bem intencionadamente, a tratar mal o assunto. Com tanta coisa a encerrar durante o último ano, a religião resistiu. A verdade é que os religiosos, fazendo por manter activo o seu credo durante esta crise, podem contribuir para confundi-lo com o que ele não é, se não se derem a algum trabalho de explicação. E não compreender a religião não faz bem nem a crentes nem a descrentes, seja em 2020, em 2021 ou noutro ano qualquer. Daí o esforço deste texto.

Leia mais

Parceiros

Somos uma rede de ministérios de língua portuguesa, que reflete e comunica a teologia reformada para o público lusófono, para a glória de Deus e alegria dos povos.