quem somos

a REDE REFORMADA é uma união de esforços com ministérios e igrejas de teologia reformada em portugal a comunicar-se com o mundo lusófono.

A Reforma em Rede

Somos um grupo de pastores evangélicos, de confissão reformada, cujo desejo é criar uma rede informal de pastores e igrejas portuguesas. A Rede Reformada tem como objectivo principal promover a unidade e a cooperação num espírito de amizade. Queremos ser uma rede de pastores e igrejas portuguesas, ao serviço de pastores e igrejas portuguesas. Através da publicação de conteúdos e organização de eventos, a Rede Reformada tem como objectivo ajudar pastores a estabelecer igrejas biblicamente fundamentadas e orientadas pela missão de fazer discípulos.

A Rede Reformada surgiu no coração de alguns pastores com o objectivo de alargar a comunhão e cooperação entre pastores e igrejas de confissão reformada, num espírito de amizade e unidade no contexto português e europeu. Não pretendemos ser nem substituir as denominações ou associações de igrejas estabelecidas. Queremos encorajar pastores através de recursos e eventos que possam ajudar a fortalecer as igrejas locais.

A Rede Reformada deseja ser uma rede que se estende à europa e ao mundo, mas enraizada e ao serviço de Portugal. Neste sentido, a Rede Reformada mantém parcerias com outras entidades e associações de igrejas de outros países que partilham da mesma confissão e visão. Acreditamos que as igrejas cristãs se estendem por todo o mundo e celebramos a catolicidade da Igreja Cristã. Queremos, por um lado, aprender com as igrejas em todo o mundo, ao mesmo tempo que procuramos servir o nosso país de forma bíblica e contextualizada.

Nossa Visão Ministerial

nicole-honeywill-703542-unsplash.jpg

Nossa Equipa

2

Joel Bueche Lopes é pastor na Igreja Acção Bíblica, em Faro, Portugal, e Deão de alunos do Seminário Martin Bucer Portugal. É formado em Psicologia Clínica pela Universidade do Algarve e em Teologia pelo Seminário Teológico Baptista de Queluz. Em 2020 foi aceite no programa de PhD em Teologia Histórica no Puritan Theological Seminary. É casado com Talita Lopes e pai do Rafael, Gabriel, Daniel e da Maria Clara.

Equipa Rede Reformada

O pastor Diego Lopes é ordenado ao ministério pastoral desde o início de 2002. Foi pastor na África do Sul (2002 a 2012), no Canadá (2012 a 2018) e agora serve na Igreja da Lapa como pastor da Congregação Baptista Margem Sul de Lisboa. É Coordenador Executivo do Seminário Martin Bucer Portugal. É representante da SIM (Serving in Mission) em Portugal. Sendo  pregador expositivo tem pregado em conferências em vários países das Américas, África e Europa. Diego é bacharel em Teologia pelo STBOB (BR), Mestrado em Estudos Bíblicos e Teológicos pelo Knox Theological Seminary (USA) e doutorando no programa de PhD do SATS (RSA). É casado com Stella e eles têm três filhos: o Diogo, David e a Ester.

4

Foi pastor auxiliar durante cinco anos, altura em que foi enviado a plantar uma nova Igreja em 2007. A Igreja tornou-se autónoma em 2012 na época em que Tiago foi ordenado. Além dos seus deveres pastorais na Igreja da Lapa em Lisboa, Tiago é músico e escritor, tendo publicado cinco livros. É casado com Ana Rute, e eles têm quatro filhos: Maria, Marta, Joaquim e Caleb

3

Licenciado em Educação Física pela Universidade Lusófona (2001). Entre 2004 e 2006 foi Pastor Auxiliar da Igreja Baptista da Graça, a qual o consagrou ao ministério pastoral (2006) e pastoreou a tempo integral até 2012. Completou o MDiv (Mestrado em Divindade), em 2016, no Reformed Theological Seminary (Jackson, MS), tendo recebido os prémios de excelência em Grego (NT) e Teologia. Em 2017 foi aceite como aluno do programa de doutoramento (PhD) em estudos bíblicos no Puritan Reformed Theological Seminary, tendo sido galardoado com a John Lightfoot biblical studies scholarship. É actualmente um dos pastores da Grace Baptist Church, em Jackson, Mississippi. Casado com a Marta, foram abençoados com três rapazes: Rúben, David e Tiago.

Parceiros

Somos uma rede de ministérios de língua portuguesa, que reflete e comunica a teologia reformada para o público lusófono, para a glória de Deus e alegria dos povos.