quem somos

A Rede Reformada surgiu no coração de alguns pastores com o objectivo de alargar a comunhão e cooperação, num espírito de amizade e unidade no contexto português. Não pretendemos ser nem substituir as denominações ou associações de igrejas estabelecidas. Queremos encorajar pastores através de recursos e eventos que possam ajudar a fortalecer o ministério pastoral e as igrejas locais.

A Rede Reformada deseja ser uma rede que se estende à europa e ao mundo, mas enraizada e ao serviço de Portugal. Neste sentido, a Rede Reformada mantém parcerias com outras entidades e associações de igrejas de outros países que partilham a mesma confissão e visão. Acreditamos que as igrejas cristãs se estendem por todo o mundo e celebramos a catolicidade da Igreja Cristã. Queremos, por um lado, aprender com as igrejas em todo o mundo, ao mesmo tempo que procuramos servir o nosso país de forma bíblica e contextualizada.

O que valorizamos

Pilares Fundamentais

Afirmamos a Palavra de Deus como inspirada, infalível e inerrante, e, assim, única regra de fé e prática. Afirmamos a necessidade, autoridade, suficiência e clareza da Escritura (ver Declaração de Chicago sobre Inerrância Bíblica).

Confessamos o evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, na expiação penal e substitutiva, na soberania de Deus em todos atos salvíficos.

Afirmamos a:

  • Centralidade: a igreja local ocupa o centro dos planos redentores de Deus para a humanidade;
  • Autonomia: não existe qualquer autoridade fora ou acima da igreja local pela qual a igreja local se deva reger (à exceção das autoridades civis e apenas nas suas competências);
  • Unidade: a igreja local é uma e só uma assembleia de crentes que se reúnem todos (ao mesmo tempo e no mesmo local) no Dia do Senhor (Domingo).

Afirmamos que os elementos de culto devem ser exclusivamente aqueles que foram revelados e explicitamente requeridos nas Escrituras (Princípio Regulador do Culto), assim como valorizamos e promovemos a leitura, explicação e aplicação do texto bíblico (Pregação Expositiva).​

Afirmamos Cristo como cabeça do corpo, o qual o governa pela sua Palavra e pela congregação liderada por uma pluralidade de pastores ou presbíteros, homens qualificados e reconhecidos para tal.

Afirmamos que missão da igreja é fazer discípulos, e é cumprida de duas formas: anunciando o evangelho aos que não creem e ensinando aos que creem tudo o que Jesus mandou. A grande comissão é cumprida através da plantação e revitalização de igrejas locais saudáveis.

Afirmamos que uma antropologia bíblica aponta tanto para a igualdade ontológica entre homens e mulheres como para a sua diferença funcional, manifesta na família, igreja e sociedade (ver Declarações de Danvers e Nashville).

O que Queremos

Pilares Estratégicos

Queremos ser uma rede de pastores (não de igrejas) que partilham as mesmas convicções, princípios e visão estratégica.

Esta rede tem como propósitos:

  • Promover um espaço de comunhão, encorajamento e aprendizagem através de encontros regulares (Comunidade RR), Conferência FIEL/RR e um retiro anual;
  • Promover formação pastoral através da conferência, retiro, e publicação regular de conteúdos;
  • Divulgar os princípios da RR através de eventos e conteúdos.

Queremos viver num espírito de afirmação, reconhecendo que o Reino de Deus não se esgota com os que a nós se associam, mas ao mesmo tempo, desavergonhadamente seguir e promover os princípios da Palavra de Deus e opções estratégicas que seguimos.

Queremos, de acordo com as nossas convicções e visão estratégica, estar associados a igrejas locais e instituições para-eclesiásticas que partilhem esses mesmos pressupostos.

Neste momento, contamos com as seguintes parcerias:

  • Parcerias Nacionais: Igrejas Locais, Seminário Martin Bucer Portugal.
  • Parcerias Internacionais: Ministério FIEL, Pillar Network, 9Marks, The Charles Simeon Trust, Desiring God.
  • Parcerias Editoriais: FIEL, Vida Nova, ProNobis e Cultura Cristã.