A tua Igreja precisa de te ouvir cantar
Por Matt Merker
Olho para baixo, e nas páginas do meu boletim vejo as palavras,
“Porque o Salvador sem pecado morreu
A minha alma pecaminosa é contada como livre
Para Deus o justo está satisfeito
Olho para Ele e perdoa-me.”
Compreender Cultos no Covid
Por Tiago Cavaco.
É compreensível que para pouparmos palavras nos tenhamos habituado durante a pandemia a falar em celebrações religiosas/missas/serviços de culto online. O problema é que se abdicarmos de algum o rigor com os termos acabamos, bem intencionadamente, a tratar mal o assunto. Com tanta coisa a encerrar durante o último ano, a religião resistiu. A verdade é que os religiosos, fazendo por manter activo o seu credo durante esta crise, podem contribuir para confundi-lo com o que ele não é, se não se derem a algum trabalho de explicação. E não compreender a religião não faz bem nem a crentes nem a descrentes, seja em 2020, em 2021 ou noutro ano qualquer. Daí o esforço deste texto.
Um Guia Para o Culto em Família
Por Joel Bueche Lopes.
Desenvolvi este material para ajudar as famílias a fazerem o seu culto em casa. O que aqui encontrarão é uma estrutura com os pontos que considero elementares para o culto doméstico e sugestões práticas que poderão servir de ponto de partida para adaptações à realidade de cada família. No final encontrarão a estrutura com os pontos essenciais que podem imprimir para terem por perto sempre.
Coisas que os Anjos Desejam Bem Atentar
Por Tiago Oliveira
A imagem dada pelo apóstolo Pedro revela-nos os anjos nos céus a olharem para o que passa na terra. Imagine-se, seres espirituais perfeitos debruçados nas regiões celestes com atenta curiosidade para aquilo que se passa na terra. Que ‘coisas’ são estas que despertam a curiosidade dos próprios anjos? O que pode levar estes seres celestiais perfeitos a atentar com admiração para o que se passa no planeta terra? Que outro interesse pode despertar a atenção de seres cuja função é o de servir e adorar o próprio Deus?
Transformar Lágrimas em Alegria
Por Tiago Cavaco.
Este sermão no Salmo 126, chama-se “Transformar Lágrimas em Alegria”. De uma maneira ou de outra, todos desejamos que o sofrimento pudesse ser trocado imediatamente pela felicidade. Mas a Bíblia inspira-nos a não enquadrarmos em questão em termos de troca mas de transformação. Jesus, que celebramos agora na caminhada para o Natal, é a aceitação em carne e osso de que as lágrimas podem semear a alegria.
No Jardim do Fracasso Jesus é Por Nós.
Por Joel Bueche Lopes.
As quedas existem, temos de chorá-las, nos arrepender delas, mas é isso, a seguir é levantar, devemos tomar resoluções, cairemos novamente, não te iludas, sê realista. Estamos em processos lentos de transformação, frustrações, decepções, fracassos serão muitos, mas todos eles caíram em Jesus e nEle tu podes te erguer sempre.
A União Mística Com Cristo
Por Diego Lopes.
A União Mística Com Cristo é uma das doutrinas mais importantes para o entendimento da vidã cristã, mas infelizmente, é pouco estudada e ensinada. Ela perpassa toda nossa salvação, desde a eternidade até a glorificação. Por isso é um engajamento contínuo com a única realidade relacional que molda todas as outras a partir de Deus e o homem. Queres conhecer esse mistério? Queres entender como esse mistério nos ajuda na luta diária contra o pecado? Queres entender como essa União Mística com Cristo nos revela toda a realidade?
Sabes. Um Estudo Sobre Discernimento.
Série na Igreja da Lapa.
Nesta série de mensagens os pregadores na Igreja da Lapa observam como somos melhores a inundar os outros nas nossas opiniões do que a esvaziar-nos das nossas certezas precoces e realmente compreender a realidade à nossa volta. O exemplo bíblico de Salomão é extraordinário: ele não tem vergonha de assumir a sua imaturidade diante de Deus e pedir-lhe um “coração que ouve”. Sabedoria é isto. Sabes?
Mais Junto do Próximo, Mais Junto de Cristo.
Por Joel Bueche Lopes.
A forma como socorremos os outros diz-nos se já fomos socorridos por Cristo. O amor vivido na Trindade é tanto que transbordou em nossa direção, e a evidência que esse amor foi derramado em nós é que sendo ele de tal forma abundante, começaremos a amar as pessoas necessitadas da nossa igreja mas não ficaremos por aí, explodiremos em amor que vai além da igreja, em direção aos que estão no coração de Deus: as viúvas, órfãos, estrangeiros, pobres e aflitos.
O Melhor Sucesso Chama-se Sabedoria.
Por Tiago Cavaco.
Na Série de Mensagens: Sabes. Um Estudo Sobre o Discernimento.
O sermão pregado em 1 Reis 3:11-13, chama-se “O melhor sucesso chama-se sabedoria”. A prova que não somos assim tão sábios é que vivemos mais obcecados do que gostaríamos de admitir por termos uma vida longa, dinheiro e sucesso sobre os outros. Enquanto Cristo não for quem nos salva, teremos pouca liberdade do peso imenso de vivermos para estas glórias tão passageiras.